Santo Ângelo é a Cidade das Tortas
Festival gastronômico segue até domingo, no Centro Histórico, com programação para toda a família. 2º Liquida Santo Ângelo e Festival de Bandas Marciais são atrações
O evento mais doce do noroeste gaúcho, o Festival Cidade das Tortas, foi aberto oficialmente no início da noite de quarta-feira, 6, e segue até domingo, 10, no Centro Histórico de Santo Ângelo, com uma extensa programação artística e cultural, e oportunidade de bons negócios. São vinte expositores entre padarias, confeitarias, agroindústrias e lancherias, com uma variedade de opções gastronômicas, em especial, tortas doces e salgadas, produzidas especialmente para o evento.
Agregado ao festival, está sendo realizado a partir desta quinta-feira, 7, o 2º Liquida Santo Ângelo, no salão Paroquial da Catedral Angelopolitana, com a participação de mais de 40 expositores, oferecendo ao público consumidor preços reduzidos e descontos que podem chegar até 40%.
No domingo, 10, duas atrações devem levar grande público ao Centro Histórico: o Festival de Bandas Marciais e a cerimônia de corte da Torta Sesquicentenário, com 150 metros, gentileza da empresa Weinert & Cia Ltda., e produzida pela Escola de Gastronomia do SENAC, em homenagem aos 150 anos de emancipação político-administrativa de Santo Ângelo. O ato está marcado para as 16 horas e as fatias serão distribuídas entre o público presente.
PRONUNCIAMENTOS
A cerimônia de abertura oficial teve manifestações do prefeito Jacques Barbosa – presidente de Honra do Festival, juntamente com a primeira-dama Juliana Barbosa; do deputado estadual representado a Assembleia Legislativa, Eduardo Loureiro, patrono do evento, com sua esposa, a empresária Robriane Raguzzoni; do secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, João Baptista Santos da Silva; do superintendente Regional Noroeste do Banrisul, Fouad Fábio Said; e do empresário Henrique Weinert, diretor da empresa Weinert & Cia Ltda., representando os patrocinadores desta 16ª edição.
Todas as manifestações destacaram a importância do Festival Cidade das Tortas para o desenvolvimento econômico de Santo Ângelo, movimentando todos os setores da economia, e manifestaram solidariedade aos municípios do Vale do Taquari, assolado pelas fortes chuvas recentemente, com perdas humanas e materiais para milhares de famílias.
“Acredito no Festival Cidade das Tortas, evento que consolida Santo Ângelo em sua posição de referência gastronômica na macrorregião do noroeste gaúcho. Única e potente fonte geradora de emprego e renda. E esse é o papel do Poder Público, criar um ambiente favorável para os negócios, trabalhar articulado com todos os setores para estimular a economia, fazer o dinheiro girar em âmbito local, tendo como resultado social e humano o emprego, o pão na mesa do trabalhador e o empresário tendo o seu justo retorno financeiro”, declarou o prefeito Jacques Barbosa. Ele concluiu dizendo que para cada centavo investido pela iniciativa privada, a gestão municipal deu a sua contrapartida, estimulando a ampliação e o fortalecimento de empreendimentos e atraindo novas empresas para Santo Ângelo.
O deputado Eduardo Loureiro fez uma resgate histórico e disse que o evento cumpre papel importante no desenvolvimento econômico de Santo Ângelo. Loureiro frisou que tramita na Assembleia Legislativa gaúcha, projeto de sua autoria que declara Santo Ângelo “A capital gaúcha das tortas” e havia a previsão de sanção nesta semana, porém, esclareceu o parlamentar, que os trabalhos foram suspensos pelo Estado de Calamidade Pública decretado pelo governador Eduardo Leite, em razão das enchentes que assolaram municípios do Vale do Taquari.
Participaram da cerimônia de abertura, autoridades civis e militares, promotores do evento, patrocinadores e apoiadores.
SHOWS
Logo após a cerimônia de abertura, aconteceu o show do grupo gaúcho Os Caraguatás Missioneiros.
Nesta sexta-feira, 8, quem sobe ao palco cultural é Banda Bom Senso e, no encerramento, apresentação musical de Os Madrugas.
Texto: Tarso Weber | Fotos: Fernando Gomes